1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

A Palavra

Quando uma criança vem ao mundo, existe o forte desejo por conhecê-lo. A medida que a criança se vê perante o desconhecido, organiza seus saberes e incorpora o novo. Neste contexto tão dinâmico da própria vida, a palavra é algo que surge nas narrativas do cotidiano. Desde um bom dia, até a leitura de um livro, tudo se faz através da palavra.

Na nossa escola,  concebemos a palavra como a ferramenta fundamental de todo o processo de aprendizagem. Para a criança, é necessário conhecer a palavra para poder se relacionar, dizer o que pensa, nomear aquilo que vê. Conhecer o nome das coisas, objetos, sentimentos, conversar, ouvir, dialogar, participar de um percurso literário, até por fim, ler e escrever.

Alfabetização

A criança inicia a construção do  conhecimento a respeito da língua  em seu ambiente social a partir do acesso a diferentes materiais portadores da escrita, das observações e das reflexões sobre o seu uso. Ler e escrever são práticas da vida social que servem para registrar aquilo que pensamos, vemos, desejamos, sabemos, etc., e muito antes que as crianças comecem a fazer suas escritas de maneira convencional, elas participam de diferentes situações de investigação e pesquisa que têm significado e sentido para elas.

Vêem os pais escrevendo, os irmãos, as placas de trânsito,  e começam a construir interpretação sobre o valor da escrita. Ao longo do processo, vão se dando conta que a escrita serve para expandir a memória e a leitura permite recuperar um fato ou uma informação.

Aqui, na nossa escola, as crianças participam todos os dias de leituras de histórias, constroem a rotina, participam de construções de diferentes textos, e,  diante deste cenário, elaboram hipóteses sobre o sistema de escrita, pensam sobre sua função, significado, fazem inferências, remodulam o conhecimento e avançam. Neste contexto, o educador é mediador das propostas, sempre respeitando as hipóteses de leitura de cada sujeito e ajudando-os a conquistar e aprender.

Através deste diálogo permanente de respeito e desejo, as crianças vão construindo um acervo de conhecimentos que resultam num processo de alfabetização sólido e enriquecido. Se tornam curiosas em ler o mundo, modificá-lo, compartilhá-lo, entender dinâmicas e conhecimentos sociais, históricos e humanos.

Quando alfabetizamos

Não existe um momento para que a alfabetização inicie. Dentro da nossa  visão de educação, a alfabetização acontece o tempo todo desde muito cedo. As crianças aprendem a ler o mundo, lidar com as palavras, fazer interpretações, inferências, sentir-se confiantes para aventurar-se na escrita, descobrir o universo da literatura, e assim, serem alfabetizadas.

Alfabetizar é muito mais do que aprender a ler e escrever, é ler o mundo, as ações humanas, entender o valor da palavra como uma forma de comunicação e representação, relacionar-se com o outro, respeitar e participar do universo social que a leitura e escrita proporcionam.